ciências do mar,
90 seg

Ep. 711 Ignacio Gestoso – Podem as alterações climáticas alimentar a proliferação de espécies invasoras no arquipélago da Madeira?

October 28, 2019

ep711_interiorEste projeto está a estudar como as alterações climáticas e ação do Homem podem influenciar a proliferação de espécies invasoras no arquipélago da Madeira.​


Ignacio Gestoso, investigador de pós-doutoramento na área de Ciências Marinhas no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Madeira, quer avaliar no projeto MIMAR como as alterações climáticas podem afetar a sobrevivência das espécies endémicas da Madeira em competição com espécies invasoras.

O projeto MIMAR é um projeto Interreg à escala da Macaronésia com o objetivo monitorizar as perturbações humanas e o seu impacto nas comunidades costeiras.

A equipa de Ignacio Gestoso está a tentar desenvolver métodos de monitorização de espécies não indígenas dentro de portos e marinhas da região, os principais pontos de entrada destas espécies por via do tráfego marítimo.

Dentro deste projeto serão desenvolvidas experiências em tanques de experimentação chamados mesocosmos, onde será possível manipular diferentes variáveis e parâmetros ambientais para tentar simular condições idênticas às alterações climáticas previstas para a região.

Neste momento está a ser desenvolvida uma simulação de onda de calor para tentar perceber qual o efeito deste extremo climático nas espécies nativas em relação às espécies não indígenas.

“Queremos perceber se uma onda de calor pode favorecer a proliferação de espécies não indígenas nesta região”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | MARE

Scroll to top