saúde pública,
90 seg

Ep. 722 Teresa Monjardino – Ganho excessivo de peso durante a gravidez não beneficia a qualidade óssea do feto

November 12, 2019

ep722_interiorEsta investigação avaliou como o ganho de peso da mãe durante a gravidez influencia a qualidade óssea da criança durante o período de gestação e após o nascimento​.


Teresa Monjardino, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), demonstrou com este estudo que o ganho excessivo de peso durante a gravidez não tem qualquer efeito benéfico na qualidade óssea da criança.

Neste estudo foi avaliada a qualidade óssea de uma amostra de crianças até aos 7 anos de idade. Estas crianças foram submetidas a exames de absorciometria de raio-X de duplo feixe que permitiram avaliar a sua qualidade óssea e perceber a influência que o crescimento dentro e fora do útero teve no seu desenvolvimento ósseo.

Mais concretamente, foi avaliada a forma como o peso ganho pelas mães durante o período de gestação influenciou a qualidade óssea das crianças.

“Apesar de anteriormente se pensar que qualquer ganho que a mãe tivesse de peso ao longo da gravidez fosse benéfico para o osso da criança, nós vimos que não seria bem assim. No caso específico de mães que começavam a gravidez com excesso de peso ou obesidade, ganhar mais peso durante a gravidez não tinha benefício para a qualidade óssea das crianças”, revela.

Os resultados demonstraram que em mães que apresentavam um peso normal antes da gravidez, o ganho de peso durante a gestação apenas era benéfico se estivesse dentro do peso recomendado. Um ganho de peso acima do recomendado não tinha qualquer benefício para a qualidade óssea das crianças.

Este trabalho foi desenvolvimento com dados da coorte Geração XXI, uma coorte de nascimentos que acompanha 8647 crianças nascidas na Área Metropolitana do Porto entre 2005 e 2006, com o objetivo de avaliar ao longo da vida os seus determinantes de saúde e as consequências que esses determinantes poderão ter no seu desenvolvimento.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ISPUP

Scroll to top