design,
90 seg

Ep. 727 Sérgi Bermudez – Esta mesa interativa usa jogos colaborativos para ajudar idosos a fazer exercício

November 19, 2019

ep727_interiorEste projeto está a desenvolver uma mesa interativa que, através de jogos colaborativos, ajuda os idosos no seu processo de reabilitação motora.​


Sérgi Bermudez, docente na Universidade da Madeira (UMa) e investigador no Instituto de Tecnologias Interativas (M-ITI), espera com este projeto usar as novas tecnologias para prestar apoio ao desenvolvimento físico e cognitivo de idosos com necessidades de reabilitação motora.

Esta investigação observou que existe uma forte correlação entre o progresso que um paciente tem durante o processo de reabilitação e o desenvolvimento de sintomas associados à depressão.

Quando o paciente sente que não está a evoluir a um ritmo tão rápido como o esperado, ele próprio tem tendência a desenvolver sintomas de depressão.

Para contrariar esta situação, a equipa de Sérgi Bermudez desenhou uma mesa interativa para quatro utilizadores onde vários pacientes podem interagir em conjunto com um mundo virtual que é projetado na mesa. Para interagir com este mundo virtual, os pacientes precisam de manipular objetos físicos que a mesa é capaz de reconhecer.

Estes jogos têm a particularidade de promoverem a colaboração entre os vários pacientes. Se estes não colaborarem entre si não é possível completar a tarefa.

Segundo o investigador, esta componente colaborativa ajuda a desenvolver aspetos sociais e emocionais do paciente.

“Neste momento temos um protótipo já completamente funcional que está instalado no Serviço Regional de Saúde e estamos a fazer estudos piloto, no sentido de estudar sobretudo o efeito que a colaboração tem no desempenho”, revela.

Os resultados, até ao momento, demonstram que a realização de tarefas colaborativas tem um resultado muito mais positivo no desempenho emocional e social do paciente, quando comparadas com tarefas competitivas.

Este é um projeto com financiamento do programa europeu INTERREG para as regiões das Canárias, Madeira e Açores.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | M-ITI | UMa

Scroll to top