ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 753 Moisés de Lemos Martins – Museu Virtual da Lusofonia promove o diálogo intercultural entre os países de língua portuguesa

December 25, 2019

ep753_interiorEsta plataforma digital apresenta-se como um repositório e um espaço de diálogo intercultural entre os diferentes países de língua oficial portuguesa.​


Moisés de Lemos Martins, diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e professor de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o Museu Virtual da Lusofonia com o intuito de aproximar a arte, a música, a literatura e a ciência produzidas pelas diferentes comunidades de língua portuguesa espalhadas pelo Mundo.

O Museu Virtual da Lusofonia é um museu na web que usa os media digitais para fazer uma circunavegação tecnológica por todos os países de língua portuguesa e por regiões como Goa, Macau e a Galiza.

Este museu é um espaço que quer dar voz à diáspora dos países de língua portuguesa no sentido de promover a cooperação académica desenvolvendo o diálogo intercultural numa perspetiva pós-colonial.

“Este museu quer procurar esclarecer o que é isto do diálogo intercultural entre povos que foram colonizados e o povo que foi colonizador, no sentido de perceber as lógicas das interdependências, e de combater a ideia de ‘colonização doce’, de que Portugal teve uma colonização tão exemplar que nem exerceu sequer violência. Isto é um mito que não é compatível com a reflexão que as ciências sociais possam ter sobre o que foi a colonização”, acrescenta.

Para Moisés de Lemos Martins para além de promover o interconhecimento que estes povos têm da língua portuguesa como língua oficial, é fundamental fazer da língua portuguesa uma língua de ciência e de conhecimento.

“A língua portuguesa é uma grande língua de culturas, uma língua literária, e deve ser também uma língua de conhecimento, é este o nosso objetivo fundamental”, revela.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Wook | CECS

Scroll to top