química,
90 seg

Ep. 816 Beatriz Royo – Grupo de investigação desenvolve catalisadores sustentáveis

March 23, 2020

ep816_interiorEste grupo de investigação está a desenvolver catalisadores sustentáveis com aplicação em diferentes indústrias, desde a formação de moléculas com atividade biológica, à produção de fármacos.


Beatriz Royo, responsável do Grupo de Catálise Organometálica no Instituto de Tecnologia Química e Biologia António Xavier (ITQB NOVA), dedica o seu trabalho ao desenvolvimento de novas metodologias para a síntese de compostos químicos através de processos que sejam mais limpos, sustentáveis e seletivos.

Para tornar estas metodologias mais sustentáveis uma ferramenta muito utilizada é o uso de catalisadores. Os catalisadores são compostos usados na indústria para acelerar as reações químicas durante o processo de produção.

O grupo de Beatriz Royo está a desenvolver catalisadores baseados em materiais baratos que não são tóxicos como o ferro e o manganês. A ideia é usar estes elementos para substituir os metais mais caros que são habitualmente usados como catalisadores, como é o caso da platina, do paládio, ou do irídio.

Atualmente, Beatriz Royo está a desenvolver novos compostos que sejam mais ativos e mais robustos durante o processo de produção para que estes possam ser aplicados em grandes quantidades durante um maior período de tempo.

“Um dos maiores problemas dos catalisadores é que com o tempo acabam por decompor e portanto deixam de ser funcionais e já não ocorre a reacção química, portanto, precisamos de catalisadores que tenham uma estabilidade muito grande para conseguir renovar”, explica.

A ideia é tornar estes novos catalisadores apelativos para a indústria quer a nível da relação custo/benefício, quer a nível da sua capacidade de melhorar o processo de produção e de o tornar mais sustentável.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ITQB NOVA

Scroll to top