física,
90 seg

Ep. 839 Mário Talaia – Investigador desenvolve escala de conforto térmico para edifícios

April 23, 2020

ep839_interiorCom base em fatores como a temperatura, a humidade do ar e o isolamento do edifício, esta escala de cores permite determinar o grau de conforto térmico de uma construção.


Para desenvolver esta escala, Mário Talaia, professor no Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA), estudou a influência do ambiente térmico no desempenho de tarefas.

Um dos estudos desenvolvidos por Mário Talaia teve como objetivo determinar o impacto do ambiente térmico no desempenho dos alunos em momentos de avaliação.

Estes estudos revelaram que durante um teste ou um exame, se a temperatura for muito alta ou muito baixa, o desempenho dos alunos vai diminuir em 3,9% por cada grau de temperatura fora do nível base de conforto térmico.

“Quando a sensação se situa na gama do conforto térmico os resultados são tangencialmente positivos”, acrescenta.

Segundo o investigador, as conclusões deste estudo podem ser generalizadas para qualquer nível de ensino escolar mas também para a indústria.

Esta escala permita avaliar e quantificar no terreno quanto o desconforto térmico prejudica o desempenho intelectual e a produtividade.

“As próprias empresas não devem só exigir ao trabalhador que haja mais produção, ou que haja mais qualidade, é necessário que eles estejam num ambiente térmico que permita fazer isso”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | UA

 

Scroll to top