eng. química,
90 seg

Ep. 840 Diogo Santos – Grupo de investigação usa processos eletroquímicos para tornar mais eficiente a produção de cimento e de pasta de papel

April 24, 2020

ep840_interiorEste grupo de investigação está a desenvolver sistemas eletroquímicos para o aproveitamento de resíduos e subprodutos da indústria cimenteira e da pasta de papel.


Diogo Santos, investigador no Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA) do Instituto Superior Técnico (IST), está a desenvolver dois projetos com a Navigator e com a Secil com o objetivo de utilizar sistemas electroquímicos na melhoria de processos industriais.

O grupo de Diogo Santos trabalha na área de desenvolvimento de novos materiais como catalisadores para utilização em sistemas de armazenamento e conversão de energia por via eletroquímica.

Para além do desenvolvimento de materiais para energia este grupo está também a trabalhar em diversas abordagens de utilização de processos electroquímicos para melhoria de processos industriais.

No âmbito do programa Portugal 2020, Diogo Santos está a desenvolver dois projetos com as empresas Navigator e Secil.

“No caso da Navigator estamos a implementar um processo eletroquímico que permitirá valorizar um subproduto que origina do cozimento da pasta de papel. O nosso processo pretende recuperar um produto de valor acrescentado que não está atualmente a ser aproveitado e simultaneamente produzir, num outro elétrodo, hidrogénio que poderá ser utilizado para baixar o consumo energético da fábrica”, conta.

No estudo que está a ser desenvolvido em conjunto com a Secil Diogo Santos está a estudar formas de capturar o CO2 emitido durante a produção do cimento de modo a integrá-lo e a valorizá-lo no conceito de economia circular.

A ideia é recuperar este CO2 e integrá-lo no sistema de produção da empresa, reduzindo os custos energéticos deste processo assim como o volume de dióxido de carbono libertado para a atmosfera.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | IST

 

Scroll to top