sociologia,
90 seg

Ep. 861 João Paulo Dias – Projeto QUALIS avalia condições de trabalho da justiça em Portugal

May 25, 2020

ep861_interiorEste projeto está a avaliar as condições de trabalho e o seu impacto no desempenho de profissionais da área da justiça, nomeadamente, juízes, magistrados do ministério público e funcionários judiciais.


João Paulo Dias, director executivo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver o projeto QUALIS com o objetivo de fazer um diagnóstico das condições de trabalho na área da justiça.

O projeto QUALIS está a estudar o impacto das condições de trabalho no desempenho dos profissionais que trabalham nos tribunais. Este projeto procura estudar a montante as condições necessárias para que a justiça tenha um bom desempenho, com qualidade e eficiência para os cidadãos.

Para tal este projeto vai colaborar com a Direcção-Geral da Administração da Justiça e com o Instituto de Gestão de Estruturas do Ministério da Justiça, as instituições estatais que têm competência para a melhoria das condições de trabalho.

Está a ser feito um trabalho em termos de planeamento e de caracterização das condições do sistema judicial com o intuito de conhecer a realidade atual destes trabalhadores e de usar esse conhecimento para propor novas estratégias de melhoria das suas condições de trabalho.

“É sempre útil ter uma visão externa do sistema para complementar e fazer pressão, que faz parte do sistema democrático, mas também dar instrumentos de conhecimento aos diferentes concelhos superiores para que possam ter instrumentos e soluções alternativas para implementar”, reforça.

Segundo João Paulo Dias, a ideia deste projeto não é só fazer diagnóstico mas também pensar sobre quais as melhores estratégias e quais os melhores instrumentos para alterar a realidade destes profissionais para melhor.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | CES

Scroll to top