física,
90 seg

Ep. 868 Liliana Apolinário – Investigação estuda o comportamento da matéria nos primeiros momentos após o Big Bang

June 03, 2020

ep868_interiorEste estudo está a tentar perceber a composição e o comportamento da matéria durante um estágio inicial após o Big Bang conhecido por plasma de quarks e gluões.


Liliana Apolinário, investigadora no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e professora no Instituto Superior Técnico (IST), está a desenvolver este estudo com o objetivo de compreender como a matéria evoluiu a partir deste estágio inicial para formar o Universo que temos hoje

Para tal estão a ser conduzidas experiências em aceleradores de partículas nos EUA e no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). No CERN existe um acelerador de partículas conhecido como LHC (Grande Colisor de Hadrões) onde são realizadas experiências de colisão de núcleos de chumbo para formar um plasma de quarks e gluões.

“No LHC basicamente agarram em iões pesados como núcleos de chumbo que correspondem a 208 vezes núcleos de protão para fazermos estas colisões. Portanto são 208 núcleos de um lado e 208 núcleos do outro e colidimos a altas energias. Com isto conseguimos então formar este novo estado de matéria que é o plasma de quarks e gluões”, explica.

Após a colisão este plasma vai expandir até atingir os detetores instalados no LHC. A informação recolhida pelos detetores é depois usada para tentar inferir as propriedades deste plasma.

“Quais são as suas características, como é que ele se comporta, e com isso tentar perceber qual é a dinâmica de evolução desta matéria”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | IST

Scroll to top