química,
90 seg

Ep. 874 Fátima Montemor – Investigação desenvolve elétrodos para supercondensadores híbridos

June 11, 2020

ep874_interiorOs supercondensadores híbridos podem, por exemplo, ser usados como baterias auxiliares para o motor de arranque de um camião, poupando e reduzindo o desgaste das restantes baterias.


Fátima Montemor, professora catedrática no Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no Centro de Química Estrutural (CQE), dedica o seu trabalho ao desenvolvimento de elétrodos para montar em dispositivos de armazenamento de energia que não são nem uma bateria convencional, nem um supercondensador convencional.

Enquanto uma bateria é um dispositivo de armazenamento de energia, um supercondensador é um tipo de condensador capaz de armazenar e fornecer uma elevada densidade de potência num curto intervalo de tempo.

Os dispositivos que estão a ser desenvolvidos nesta investigação são conhecidos por supercondensadores híbridos, ou super baterias.

O que é distintivo neste tipo de dispositivos é a sua capacidade de resposta. Estes positivos têm um tempo de resposta rápido e conseguem uma boa potência e uma elevada ciclabilidade.

O objetivo desta investigação consiste em desenhar elétrodos que permitam que esse dispositivo responda exatamente aos requisitos de uma determinada aplicação.

Por exemplo, um camião tem normalmente duas ou mais baterias para garantir o seu normal funcionamento. A maioria da energia destas baterias é gasta no arranque do motor. Isto provoca um desgaste profundo nas baterias que faz com que estas tenham que ser trocadas com alguma frequência.

Um supercondensador híbrido instalado num camião poderia ser usado apenas para garantir a energia necessária para o motor de arranque. Desta forma será possível poupar as restantes baterias e reduzir os gastos de manutenção do veículo.

“Trabalhamos nesta linha de desenvolvimento de novos materiais baseados em químicas alternativas, mais sustentáveis, e mais amigas do ambiente, mas que ao mesmo tempo permitam construir e desenhar dispositivos que são desde a sua conceção pensados para dar resposta às solicitações de uma dada aplicação”, revela.

A ideia é desenvolver dispositivos que possam ser desenhados para uma dada aplicação, criando um produto claramente distinto da produção em massa de baterias de lítio ou de supercondensadores convencionais.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST

Scroll to top