ciências do mar,
90 seg

Ep. 891 Tiago Verdelhos – Projeto desenvolve métodos para a proteção e restauro de sapais estuarinos

July 06, 2020

ep891_interiorOs sapais estuarinos são zonas de transição entre o meio marinho e fontes de água doce, sujeitas ao efeito da maré e caracterizadas por uma grande biodiversidade.


Tiago Verdelhos, investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver o projeto ReSEt – Restauro de Sapais Estuarinos com vista à Sustentabilidade, um projeto que visa o desenvolvimento de métodos de proteção e restauro destes ecossistemas estuarinos.

O projeto ReSEt consiste num estudo experimental no estuário do Mondego que tem como principal objetivo desenvolver métodos aplicáveis e replicáveis para a proteção e restauro de sapais estuarinos e da biodiversidade autóctone.

No eixo da biodiversidade vai ser testado o potencial de utilização de espaços como tanques de aquacultura que existem nestes locais e que poderão ser utilizados como espaços de proteção e como viveiros para a fauna do local.

“A experiência que vamos fazer passa pela utilização de um tanque de aquacultura onde nós vamos permitir que haja entrada natural de fauna, principalmente de peixes e de outros tipos organismos”, conta.

Estas espécies vão ser mantidas no tanque de forma a avaliar o seu desenvolvimento. Após esta avaliação, estas espécies serão libertadas para o meio ambiente.

O objetivo é perceber se esta é uma metodologia viável e que possa ser aplicada em planos futuros para a recuperação de espécies autóctones em sapais estuarinos.

O projeto ReSEt é um projeto financiado pelo programa MAR2020, uma medida de apoio à proteção e restauro da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | MARE

Scroll to top