eng. física,
90 seg

Ep. 924 Helena Braga – Descoberto material que promete revolucionar a eficiência energética dos dispositivos eletrónicos

September 24, 2020

ep924_interiorEsta investigação descobriu um eletrólito, um material capaz de originar iões positivos e negativos, de natureza ferroelétrica que pode ser usado para armazenar energia de forma espontânea. 


Helena Braga, diretora do Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora no INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, descobriu que diferentes artquiteturas deste material podem ser usadas para aumentar a eficiência energético de dispositivos eletrónicos.

Segundo a investigadora, os materiais ferroelétricos são materiais que, a uma determinada temperatura, polarizam espontaneamente. Esta característica permite-lhes armazenar energia espontaneamente, especialmente quando combinados com metais ionizáveis como o lítio.

O material descoberto por Helena Braga tem a capacidade de ser usado num dispositivo eletrónico, como um computador, para armazenar energia e aumentar a eficiência energética do dispositivo.

“Uma grande parte da energia elétrica é gasta na resistência. Podemos, por exemplo, usar dispositivos destes nos grandes bancos de computadores. Estes dispositivos conseguem absorver o calor emitido pelos computadores, por efeito piroelétrico e, como estão a uma temperatura elevada, também podem utilizar a energia cinética desses dispositivos, para alinhar os dipolos, e usar essa potência para alimentar o próprio computador”, conta.

Com este material seria possível usar o próprio calor emitido pelos computadores para alimentar alguns elementos do sistema, como manter as luzes LED acesas, ou até mesmo para garantir o próprio funcionamento do computador.

Estima-se que 20% da energia elétrica gerada é gasta sob a forma de resistência, ou seja sob a forma de calor. Se conseguirmos recuperar essa energia, será possível aumentar a eficiência energética dos dispositivos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | FEUP

Scroll to top