Este projeto está a avaliar a viabilidade económica e ambiental de reminerar depósitos de resíduos mineiros abandonados.
Cristina Vila, professora no Departamento de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora no CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente, participa no projeto REMInE: Improve Resource Efficiency and Minimize Environmental Footprint, uma iniciativa europeia que junta parceiros de Portugal, Roménia e Suécia.
A ideia deste projeto é avaliar a viabilidade económica e ambiental da exploração de metais presentes em escombreiras e depósitos de resíduos mineiros abandonados.
Estes locais podem por vezes apresentar uma ameaça para os ecossistemas à sua volta, pelo risco de contaminação de lençóis freáticos de água, e pela lixiviação destes metais no solo por ação da chuva.
Em Portugal está a ser avaliada a barragem de rejeitados de Cabeço de Pião no distrito de Castelo Branco. Esta escombreira resultou da exploração de uma mina de tungsténio atualmente desativada.
A análise destes resíduos demonstrou que existem teores interessantes de tungsténio, zinco e cobre.
Segundo Cristina Vila, a avaliação económica demonstrou que aos preços atuais de mercado, só a extracção do tungsténio paga a recuperação ambiental e a exploração do local.
A escombreira de Cabeço de Pião apresenta-se assim como uma forte candidata para a exploração destes minérios e para a recuperação ambiental do ecossistema adjacente.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CERENA | FEUP