história,
90 seg

Ep. 955 Cristina Brito – Projeto 4-Oceans vai estudar a história da vida marinha nos dois milénios anteriores à era industrial

November 06, 2020

ep955_interiorEste projeto vai estudar o passado dos oceanos e a forma como a vida marinha influenciou as sociedades humanas nos dois mil anos anteriores à revolução industrial.


Cristina Brito, investigadora, e directora, do CHAM – Centro de Humanidades e docente no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), está a coordenar o projeto 4-Oceans, uma iniciativa europeia que vai estudar extrações regionais e globais, a produção e disseminação de conhecimento e tecnologia, os fatores de influência e os padrões de consumo dos recursos marinhos em quatro oceanos: o Ártico, o Atlântico, o Índico e o Pacífico.

Com início em 2021, o projeto 4-Oceans vai procurar compreender as relações entre a vida marinha e as sociedades humanas pré-industriais com o intuito de perceber a importância do mar e dos seus recursos para as diferentes sociedades humanas de uma forma global.

Este estudo vai focar-se em dez grupos taxonómicos de espécies capturadas para consumo humano como o bacalhau, o salmão, o atum, as baleias e as morsas. Todas estas espécies foram alvos importantes de exploração humana ao longo da História e tiveram um grande impacto nas sociedades que serão alvo deste estudo.

A informação obtida nesta investigação vai permitir conhecer melhor a evolução das populações destas espécies marinhas. Os valores atualmente usados para determinar as quotas de pesca para uma determinada espécie são calculados com base em observações realizadas nos últimos dois séculos.

Com este projeto será possível aumentar em dois mil anos o conhecimento sobre a evolução populacional destas espécies. Desta forma será possível determinar valores mais precisos de forma a reduzir o impacto ambiental da pesca nos ecossistemas.

Este projeto vai cruzar diferentes cronologias geográficas através de diversas abordagens metodológicas. Vão ser trabalhados documentos históricos, como fontes escritas, iconográficas, e cartográficas, mas também vestígios materiais de arqueologia e de zooarqueologia.

“Esperamos que os resultados deste projeto tão grande e tão ambicioso, que irá durar seis anos, possam ser transformadores na forma como nós compreendemos a escala e os impactos do que se chama uma globalização ecológica no meio marinho antes da época contemporânea”, reforça.

O 4-Oceans é uma investigação financiada pelo Concelho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês) no âmbito de uma bolsa de sinergia que para além da NOVA FCSH, conta ainda com a participação da Trinity College Dublin (Irlanda) e da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CHAM | NOVA FCSH

Scroll to top