Este projeto desenvolveu em conjunto com o agrupamento escolar de Prado, no distrito de Braga, um programa de intervenção social para combater o absentismo e o insucesso escolar em crianças e adolescentes da comunidade cigana local.
Maria José Casa-Nova, investigadora no Centro de Investigação em Educação (CIED) e professora no Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o projeto RISE – Roma Inclusive School Experiences, uma iniciativa financiada no âmbito do programa Justice da União Europeia.
O RISE teve como objetivo perceber as razões que estão subjacentes ao absentismo e ao insucesso escolares junto da comunidade cigana, com o intuito de diminuir o abandono escolar e de construir relações interculturais entre os diferentes atores sociais, desde professores a assistentes sociais, e os alunos e as alunas da comunidade local.
Esta iniciativa teve um resultado bastante positivo junto desta população. Num universo de 50 alunos deste agrupamento, apenas dois reprovaram, representando uma taxa de 4% de insucesso escolar.
“É claro que estes resultados não são apenas de maneira nenhuma o fruto do trabalho realizado pela equipa de investigação da UM. São o fruto de uma equipa muito mais alargada em que os professores de facto se dinamizaram a si próprios na construção de sinergias no sentido de agarrar este projeto e de colocá-lo em prática”, salienta.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CIED