educação,
90 seg

Ep. 972 Cristina Sylla – Projeto MoBeyBOU desenvolve plataforma de histórias interativas e multiculturais para crianças

December 01, 2020

ep972_interiorEste projeto está a desenvolver uma plataforma interativa para crianças do primeiro ciclo e do pré-escolar. Estas histórias pretendem ensinar as crianças sobre diferentes culturas através de um jogo colaborativo.​


Cristina Sylla, investigadora no CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM) e colaboradora do ITI/LARSyS, está a desenvolver o projeto MoBeyBOU com o objetivo de criar materiais de aprendizagem inovadores direcionados a crianças do primeiro ciclo e do pré-escolar.

O MoBeyBOU é uma plataforma constituída por manipulativos digitais, objetos que podem ser manipulados para interagir com conteúdos digitais.

Esta plataforma contém uma parte de hardware que consiste num conjunto de blocos físicos que podem ser montados sobre uma plataforma eletrónica. A forma como os blocos são colocados em cima da plataforma vai despoletar conteúdos digitais distintos.

Esta plataforma pode ser associada a um tablet ou a um computador para que as crianças possam visualizar o que acontece quando os diferentes blocos são manipulados.  

Neste momento foram já desenvolvemos vários kits culturais, cada um representando um país específico, nomeadamente, Portugal, Angola, Brasil, Turquia, Alemanha, Cabo Verde, China, e Índia.

“Uma das características deste tipo de interfaces é que elas promovem a colaboração entre as crianças. O facto de elas poderem dividir os blocos e criar a história alternadamente promove que estas reflitam sobre a história, que decidam que história vão contar, e que negoceiem umas com as outras até chegar a uma decisão que agrade a todos”, conta.

Segundo Cristina Sylla, esta interação entre as crianças e a criação das histórias é um ato colaborativo que promove não só competências narrativas mas também competências sociais.

O projeto MoBeyBOU – Moving Beyond Boundaries é um projeto europeu financiado no âmbito do programa Compete 2020.

Saiba mais sobre a investigadora em: ORCID | Researchgate | Google Scholar | ACM

Scroll to top