arqueologia,
90 seg

Ep. 979 Anne-France Maurer – Projeto Transcultural estuda a relação entre cristãos e muçulmanos em Portugal entre o século X e o século XIV

December 10, 2020

ep979_interiorEste projeto está a estudar a relação entre muçulmanos e cristãos através da análise dos restos mortais descobertos no âmbito das obras de renovação do Museu de Évora.​


Anne-France Maurer, investigadora no Laboratório HERCULES na Universidade de Évora (), está desde 2018 a coordenar o projeto Transcultural, uma iniciativa interdisciplinar que visa ampliar o conhecimento sobre o modo de vida e de coexistência das relações entre cristãos e muçulmanos no início do reino de Portugal entre o século X e o século XIV.

Nesta investigação estão a ser estudados os restos mortais descobertos durante a escavação do Museu de Évora. Há cerca de 20 anos, durante as obras de renovação do Museu foram encontrados esqueletos que remetem ao período de conquista da cidade de Évora. Estes esqueletos são compostos maioritariamente por cristãos, mas também foram descobertos alguns restos mortais de muçulmanos.

“Nós estamos quase a metade do projeto em termos de obtenção dos dados químicos e depois, temos como iremos partilhar e cruzar os dados obtidos através das ciências naturais com os historiadores, com os arqueólogos, e com os arqueozoólogos”, conta.

O objetivo é obter uma imagem mais alargada de como os muçulmanos e os cristãos, de diferente necrópoles no centro e sul de Portugal, coexistiram e quais foram as suas interculturalidades.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate |

Scroll to top