ambiente,
90 seg

Ep. 989 José Luís Pinho – Projeto MarRISK cria plataforma para a avaliação dos riscos costeiros na costa noroeste de Portugal

December 24, 2020

ep989_interiorEste projeto está a criar uma plataforma para avaliar o risco costeiro perante diferentes cenários de alterações climáticas para a costa noroeste de Portugal.​


José Luís Pinho, investigador do CTAC – Centro de Território, Ambiente e Construção, e docente no Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), está a desenvolver o projeto MarRISK com o objetivo de criar uma estrutura de conhecimento e de avaliação de riscos costeiros em contexto de alterações climáticas.

Em primeiro lugar este projeto começou por olhar para a costa de forma contínua, definindo um conjunto de procedimentos que permitam caracterizar do ponto de vista geomorfológico a costa noroeste portuguesa.

Depois, foi realizado um levantamento de amostras de sedimentos nas praias arenosas desta região. Este levantamento foi complementado através de uma metodologia de caracterização da dimensão dos sedimentos através de fotografia aérea captada por drones. As amostras recolhidas foram posteriormente submetidas a análise laboratorial.

O objetivo final desta metodologia passa por fornecer aos serviços de gestão costeira as ferramentas necessárias para medir e monitorizar ao longo do tempo o estado da costa nestas regiões. Com este conhecimento será possível fazer uma avaliação mais precisa do risco, assim como criar soluções tecnológicas que permitam desenvolver sistemas de previsão e de alerta.

O projeto MarRISK – Adaptação Costeira às alterações climáticas: conhecer os riscos e aumentar a resiliência foi financiado no âmbito do programa europeu Interreg POCTEP.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | EEUM

Scroll to top