sociologia,
90 seg

Ep. 990 Mónica Truninger – Projeto SafeConsume quer reduzir o risco de doença associado à preparação dos alimentos

December 25, 2020

ep990_interiorEste projeto tem como objetivo compreender ao nível do comportamento do consumidor como este transporta, armazena, prepara e gere todas as questões relacionadas com a preparação dos produtos alimentares.​


Mónica Truninger, investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), participa no projeto SafeConsume, um projeto financiado pelo Horizonte 2020 e que envolve 32 parceiros de 14 países europeus.

Neste projeto foram avaliadas as práticas de preparação de alimentos de quinze famílias em cinco países europeus. A intenção passou por compreender e estudar o comportamento dos consumidores durante a preparação das suas refeições, desde a sua compra até ao prato.

O SafeConsume olhou especificamente para a preparação de produtos alimentares cujo mau manuseamento pode causar riscos graves de saúde.

Em particular foram estudados cinco agentes patogénicos com origem alimentar, as bactérias Campylobacter, toxoplasma, salmonella, e listeria, e o norovírus, com o objetivo de perceber se as pessoas conhecem os riscos associados a estes agentes patogénicos, e se se protegem dos mesmos durante a preparação dos alimentos.

Segundo Mónica Truninger o foco no consumidor deve-se ao facto de cerca de 40% das doenças relacionadas com estes agentes terem origem na preparação dos aliementos.

“Para além disso estas doenças podem levar à morte e são responsáveis por um volume enorme de internamentos anualmente”, alerta.

A investigadora reforça assim a preocupação de investir em estudos que permitam obter uma visão multidisciplinar, capaz de conjugar as metodologias das ciências naturais com as das ciências sociais, de forma a colmatar a propagação destas doenças e a mitigar o risco de infeção alimentar na Europa.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Linkedin | Google Scholar | Wook | ICS

Scroll to top