Este projeto está a estudar a valorização de resíduos de construção e demolição em aterros reforçados com geossintéticos.
Castorina Vieira, professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora do CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas de Construções, está a desenvolver o projeto CDW_LongTerm com o objetivo de avaliar o comportamento destes aterros a longo prazo.
“Quando falamos de resíduos de construção e demolição, vulgarmente designados pela comunidade técnica e científica pela sigla RCD, estamos a falar de resíduos provenientes de obras de construção, reconstrução, reabilitação, e derrocadas de edificações, portanto isto significa que são resíduos com uma grande heterogeneidade de materiais”, explica.
O CDW_LongTerm pretende então estudar a viabilidade do uso destes materiais em aterros destinados, por exemplo, para a construção de estradas. Para tal, além dos estudos laboratoriais, está também a ser construída uma instalação piloto de um aterro reforçado com dois diferentes tipos de geossintéticos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Este aterro piloto terá na sua constituição uma geogrelha e um geotêxtil, e será monitorizado ao longo de vários anos com o intuito de obter uma avaliação fidedigna do seu desempenho.
Este projeto é financiado no âmbito do programa COMPETE 2020.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | FEUP