ambiente,
90 seg

Ep. 1075 Carlos Gonçalves – Aplicação ajuda a mapear o lixo marinho ao longo da costa portuguesa

April 23, 2021

ep1075_interiorEsta aplicação permite que um cidadão comum, através de uma ação de limpeza da costa, recolha dados sobre o lixo marinho que encontrar numa determinada área.


Carlos Gonçalves, investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, participou no desenvolvimento da plataforma Lixo Marinho.app, um projeto de ciência cidadã que visa combater a problemática do lixo marinho na costa portuguesa.

Esta aplicação contempla um site responsivo, lixomarinho.app, e tem também uma aplicação móvel que permite a contagem simples e uma mapeamento do lixo marinho em praias da costa portuguesa, nomeadamente durante eventos de limpeza de praia. O objetivo é que esta plataforma contribua para o desenvolvimento de um observatório nacional de lixo marinho.

Nos quase dois anos de atividade esta plataforma conta com 1070 utilizadores registados, com mais de 33 mil itens de lixo e de 230 eventos de limpeza da praia ao longo da costa.

Segundo Carlos Gonçalves, as contagens atuais revelam que o top 10 de lixo marinho encontrado na nossa costa, é composto essencialmente por plástico como por exemplo, beatas, cotonetes, cordas e fragmentos de utensílios de pesca. Dados estes que são em tudo semelhantes à informação produzida por outras entidades nacionais.

A contagem de itens de lixo marinho e da sua tipologia permite aos investigadores saber qual é a fonte desse lixo, quais são as atividades que promovem a maior quantidade de lixo marinho e assim definir estratégias para atuar diretamente na fonte de forma a, por exemplo, tentar reduzir a produção desses objetos.

O Lixo Marinho.app é um projeto liderado pela Universidade de Coimbra através de investigadores ligados ao MARE e ao Laboratório MAREFOZ, em parceria com a Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | MARE

Scroll to top