eng. materiais,
90 seg

Ep. 1094 João Rocha – Laboratório promove rede europeia de ressonância magnética nuclear para melhor compreender as propriedades dos materiais

May 20, 2021

ep1094_interiorA ressonância magnética nuclear é uma técnica que permite sondar a estrutura molecular de materiais, tendo hoje em dia, por exemplo, aplicação em imagiologia médica e no desenvolvimento de nanomateriais.


João Rocha, diretor do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (LRMN) de sólidos da Universidade de Aveiro (UA), está a promover no seu laboratório uma rede europeia para a partilha de conhecimento no sentido de melhor compreender e caracterizar as propriedades de diferentes materiais.

“Há 30 anos que fazemos investigação na Universiade de Aveiro em ressonância magnética nuclear. A construção deste novo edifício e a aquisição de equipamentos de espetroscopia de última geração permitirá o acesso trans-nacional de investigadores e técnicos da academia e das empresas às melhores infraestruturas europeias de RMN de sólidos, estimulando a colaboração entre os laboratórios que a integram, e promovendo a geração de novo conhecimento e a inovação”, revela.

Um exemplo dos estudos que serão desenvolvidos neste laboratório é a aplicação da tecnologia de RMN de sólidos no estudo de materiais como sílicas nanoporosas que vão ser utilizadas para a captura de e armazenamento de dióxido de carbono (CO2).

Com financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês), o investigador Luís Mafra, membro do CICECO e do LRMN, vai estudar os mecanismos moleculares de adsorção de CO2 à superfície destas sílicas nanoporosas.

Ao compreender como estes mecanismos moleculares funcionam, será possível modificar os materiais para que estes sejam mais eficientes na captura de CO2.

A atualização deste laboratório surge através do projeto “PANACEA: Pan-European Solid-State NMR Infrastructure for Chemistry-Enabling Access”, uma iniciativa que liga em rede sete centros europeus e um americano, e duas empresas, com o intuito de promover a transferência de conhecimento da academia para a indústria na área da RMN de sólidos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CICECO

Imagem Banner: DR

Scroll to top