tecnologia,
90 seg

Ep. 1118 Pedro Espadinha da Cruz – Investigação avalia o impacto da adoção de tecnologia de impressão 3D nas empresas

June 23, 2021

ep1118_interiorO fabrico aditivo é uma tecnologia baseada na impressão 3D por camadas que permite a produção de componentes com qualidade semelhante aos produzidos por métodos convencionais.


Pedro Espadinha da Cruz, investigador na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI) e professor na Nova School of Science and Technology (FCT NOVA), participa no projeto KM3D, uma iniciativa que tem como objetivo avaliar o impacto do fabrico aditivo nas empresas.

O projeto KM3D é coordenado por Florinda Matos, investigadora do Dinâmia’CET no ISCTE-IUL, em colaboração com Instituto Superior Técnico (IST).

O fabrico aditivo é uma tecnologia emergente cujos possíveis impactos ao nível da organização das empresas são ainda desconhecidos.

Nesse sentido, este projeto pretende perceber quais os impactos que o fabrico aditivo terá ao nível das organizações, e utilizar esse conhecimento no desenho de novos modelos de negócio.

A equipa de Pedro Espadinha da Cruz está a investigar qual o impacto desta tecnologia nas empresas, mas também a nível social.

A partir destes resultados será desenvolvido um modelo de maturidade que vai permitir às empresas realizar uma auto-avaliação quanto à sua capacidade de introduzirem o fabrico aditivo nos seus processos de produção, e posteriormente auxilia-las na tomada de decisão.

O conhecimento gerado a partir deste projeto irá ajudar as empresas a escalar o seu negócio e a esclarecer eventuais dúvidas quanto à aplicação desta tecnologia.

O projeto KM3D – Knowledge Management in Additive Manufacturing: Designing New Business Models é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UNIDEMI | FCT NOVA

Scroll to top