gestão,
90 seg

Ep. 1122 Radu Godina – Projeto BioAgroFloRes desenvolve ferramenta de apoio à gestão de resíduos agro-florestais

June 29, 2021

ep1122_interiorEsta ferramenta vai permitir uma gestão mais eficiente dos resíduos de biomassa agro-florestal


Radu Godina, professor na Nova School of Science and Technology (FCT NOVA) e investigador na UNIDEMI – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial, está a desenvolver o BioAgroFloRes, uma iniciativa que tem como objetivo valorizar os resíduos de biomassa resultantes da limpeza e manutenção da floresta e de terrenos agrícolas.

O BioAgroFloRes vai propor soluções que estimulem a valorização dos resíduos de biomassa agro-florestal na produção de energia térmica e/ou elétrica, ou como matéria-prima para outras indústrias, como por exemplo para a produção de pellets ou de fertilizantes.

O papel da UNIDEMI neste projeto passará pelo desenvolvimento de um protótipo funcional desta ferramenta. Este protótipo será uma plataforma web inteligente designada por BioAgroFloRes que irá auxiliar as diferentes entidades envolvidas ao longo da cadeia de abastecimento de biomassa.

Esta plataforma tem como principais objetivos estimular e aproximar a oferta e a procura dos resíduos de biomassa agro-florestal, e configurar e planear toda a cadeia de abastecimento ao longo de um certo período de tempo.

A solução desenvolvida pelo BioAgroFloRes vai incorpurar um sistema de apoio à decisão que combina modelos de simulação com algoritmos de otimização para resolver problemas de configuração da rede logística e do seu planeamento, de forma a dar resposta em tempo útil com base em dados fornecidos pelos utilizadores.

Este sistema vai permitir um contacto mais directo entre as diferentes empresas deste sector, permitindo um planeamento logístico mais eficaz no tratamento e na gestão dos resíduos de biomassa agro-florestal.

O projeto BioAgroFloRes é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UNIDEMI | FCT NOVA

Scroll to top