antropologia,
90 seg

Ep. 1153 Pedro Sousa de Almeida – Estudo avalia o discurso racista e xenófobo nas redes sociais

September 15, 2021

ep1153_interiorEste projeto pretende estudar como este discurso de ódio está a ser produzido e reproduzido na internet.


Pedro Sousa de Almeida, investigador no CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia no ISCTE-IUL, está a desenvolver um projeto com o objetivo de estudar a normalização do discurso racista e xenófobo na internet, em espaços como as redes sociais e as caixas de comentário.

Com este projeto, esta equipa de investigação pretende estudar a normalização dos discursos de ódio no espaço público e na internet. Para o fazer, vai ser realizada uma análise crítica a partir de uma perspetiva comparativa com o período pré-pandémico.

“Pretendemos elaborar um conjunto de estratégias, de contra narrativas, e de recomendações que possam contribuir para desconstruir, desafiar, mas também combater eficazmente o racismo que se manifesta no discurso online”, revela.

Segundo Pedro Sousa de Almeida, existe uma percepção pública de que no último ano se tem assistido a aumento considerável do discurso de ódio online, em plataformas como as redes sociais e as caixas de comentário dos jornais.

“Queremos perceber se isso corresponde à realidade e de que forma é que as narrativas racistas, mais ou menos violentas, mais ou menos cruas, se manifestam, e que ponto de contacto estabelecem com outros contextos internacionais, nos quais já existem alguns estudos sobre esta temática, mas que no caso português estão praticamente ausentes”, reforça.

Pedro Sousa de Almeida espera que este projeto contribua para um maior conhecimento sobre a origem deste fenómeno, e para o desenvolvimento de medidas que permitam atenuar o seu impacto.

Saiba mais sobre o investigador em: CRIA

Scroll to top