tecnologia,
90 seg

Ep. 1172 João Manuel Tavares – Investigação desenvolve sistema de inteligência artificial para diagnosticar leucemia

October 12, 2021

ep1172_interiorEste sistema usa técnicas de aprendizagem automática para diagnosticar esta doença através de imagens de amostras de sangue.


João Manuel Tavares, professor associado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, está a desenvolver um sistema de processamento e análise de imagem para o diagnóstico de leucemia linfóide aguda e de leucemia mielóide aguda.

O grupo de João Manuel Tavares dedica-se ao processamento e análise de imagem para identificar estruturas com recurso a técnicas de aprendizagem automática.

Neste projeto estas técnicas foram usadas para desenvolver um sistema de inteligência artificial com base em redes neuronais profundas para o diagnóstico da leucemia aguda.

Estas redes neuronais funcionam como cérebros que aprendem a identificar padrões e estruturas em imagens através de bases de dados com amostras recolhidas em ambiente hospitalar cujo diagnóstico já é conhecido. Através desta análise o sistema aprende a identificar marcadores nas imagens das amostras associados a um diagnóstico positivo para esta doença.

“Nós temos amostras de sangue que estão em placas transparentes e obtemos imagens a partir daí por microscopia. O sistema analisa essas imagens e tenta a partir das estruturas que estão presentes nas imagens ajudar a diagnosticar a leucemia. Em particular, este sistema foi treinado para identificar a leucemia linfóide aguda e a leucemia mielóide aguda”, explica.

Esta diferenciação é importante pois cada classe de leucemia tem um tratamento distinto.

João Manuel Tavares vê este sistema como uma ferramenta de apoio aos clínicos com a vantagem de poder processar várias amostras em pouco tempo, podendo assim melhorar a resposta de diagnóstico.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FEUP

Scroll to top