eng. aeroespacial,
90 seg

Ep. 1175 André Silva – Investigação estuda alternativas de combustível para descarbonizar o transporte aéreo

October 15, 2021

ep1175_interiorEste grupo está a estudar misturas de biofuel com jet fuel que permitam reduzir o impacto destes combustíveis na emissão de poluentes.


André Silva, professor auxiliar no Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (UBI) e coordenador científico do AEROG – Centro de Investigação em Aeronáutica e Astronáutica, está a estudar alternativas sustentáveis e menos poluentes para os combustíveis usados no transporte aéreo.

“Atualmente em aeronáutica estamos interessados em alternativas aos combustíveis convencionais que sejam mais amigas do ambiente, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e de continuar a ter os mesmos comportamentos, isto é, queremos manter a mesma e eficiência do ponto de vista energético”, conta.

A equipa de André Silva tem trabalhado no estudo de misturas de biofuel com jet fuel, misturas que são atualmente permitidas quer pelas autoridades americanas, como pelas europeias, que permitem que os biofuels sejam usados até uma data percentagem.

O objetivo deste grupo é estudar como estes combustíveis se comportam com diferentes percentagens de misturas. Está a ser estudado o seu comportamento no impacto com uma superfície, em ambientes aquecidos, e através da combustão dessas misturas.

“Alternativamente, também estamos a pensar no futuro e, para atingir o tal objetivo de descarbonizar o transporte aéreo até 2050, se calhar teremos de deixar de usar o jet fuel”, refere.

Nesse sentido, André Silva está a estudar uma mistura de biofuel com nanopartículas sem recurso a jet fuel, com o intuito de avaliar a capacidade energética disponível.

O investigador acredita que se estas alternativas forem bem-sucedidas, teremos um combustível amigo do ambiente e com reduzidas emissões de carbono, permitindo assim atingir o objetivo de descarbonização desta indústria.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UBI

Scroll to top