A ataxia é uma doença neurológica que provoca a falta de coordenação de movimentos musculares e que dificulta a locomoção e a capacidade de manter o equilíbrio.
Cristina Santos, investigadora do CMEMS – Centro de Micro Sistemas Eletromecânicos, coordenadora do BiRDLab e professora no Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho (UM), desenvolveu um andarilho inteligente e multifuncional de assistência à mobilidade para pacientes com ataxia.
Os pacientes com ataxia apresentam problemas de coordenação muscular e motora, e dificuldade na postura e locomoção.
Este dispositivo trata-se de um andarilho robótico de quatro rodas com dois motores, composto por diversos sensores que, através de um algoritmo de inteligência artificial, o tornam inteligente e capaz de fornecer uma assistência personalizada, segura, e intuitiva a cada utilizador.
O andarilho permite assim providenciar uma assistência focada nas reais necessidades de cada paciente ajudando-o a ter uma locomoção mais natural e um equilíbrio mais estável.
Este dispositivo é também capaz de fornecer dados clínicos quantitativos que permitem avaliar o progresso do paciente e ajudar a delinear a melhor terapia a seguir, apelando assim a uma forte participação do utilizador no seu processo de reabilitação.
Cristina Santos crê que a utilização continuada deste andarilho poderá acelerar a recuperação motora e a independência destes doentes nas suas atividades quotidianas.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CMEMS