Este projeto pretende dotar os robôs com a capacidade de gerar humor para melhorar a sua interação com humanos.
Ana Paiva, professora no Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no INESC ID, é coordenadora do projeto AGENTS, um projeto financiado pelo programa CMU Portugal e que tem como objetivo criar a capacidade dos robôs expressarem e entenderem o humor.
O projeto AGENTS – Geração automática de humor para robôs sociais tem como objetivo dotar os robôs da capacidade de detetar e de gerar humor.
“E porquê o humor? Há benefícios do ponto de vista físico, do ponto de vista psicológico, e do ponto de vista mental para o humor. Nós acreditamos que dotar um robô da capacidade de detetar e expressar o humor tem um efeito positivo na interação com as pessoas, e portanto queremos explorar essa característica”, explica.
O projeto AGENTS visa assim capacitar o robô através de algoritmos que lhe permitam detetar e gerar respostas e interações com base em humor.
Uma vez criada essa capacidade no robô, está planeado um cenário em que o robô terá que interagir com pessoas num contexto de um jogo simples.
Durante o jogo, a equipa de Ana Paiva irá medir o efeito que o robô tem na pessoa através de sinais fisiológicos, através das suas próprias respostas, e através da forma como as pessoas interagem com o robô.
Para tal vão ser desenhados questionários com o intuito de detetar a relação entre as pessoas e o robô.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | INESC ID