medicina,
90 seg

Ep. 1203 Fernando Arosa – Estudo avalia relação entre uma célula do sistema imunitário e o declínio cognitivo em pessoas idosas

November 24, 2021

ep1203_interiorEste estudo está a ser desenvolvido junto de uma coorte de mais de mil idosos da região da Beira Interior.


Fernando Arosa, professor na Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), está a estudar uma célula do sistema imunitário, os linfócitos T CD8, e a sua relação com o declínio cognitivo em idosos.

“O nosso interesse de investigação atualmente está focado no estudo das características funcionais de um tipo de células do sistema imunológico, mais concretamente os linfócitos T CD8. Estamos interessados em como estes linfócitos se poderão relacionar com o sistema nervoso central, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de problemas cognitivos”, conta.

Nesta coorte de idosos foi possível verificar a existência de subpopulações de linfócitos T CD8 que variam conforme o estado cognitivo dos participantes.

Foi também possível verificar que dois marcadores estavam aumentados nos linfócitos T CD8 em pessoas com declínio cognitivo e que estes marcadores estavam diminuídos nas pessoas que não tinham qualquer declínio cognitivo.

São ainda necessários mais estudos para melhor compreender a relação entre estes dois marcadores e o declínio cognitivo, no entanto estes resultados revelam-se promissores no sentido de identificar potenciais alvos terapêuticos para o diagnóstico precoce ou até mesmo, para o tratamento deste declínio.

“Estes resultados são encorajadores no sentido de que podemos continuar a estudar estas duas populações que conseguimos identificar, quer em termos fenotípicos mais profundos e mais pormenorizados, mas sobretudo a nível funcional”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | UBI

Scroll to top