desporto,
90 seg

Ep. 1218 Paula Mota – Investigação testa o uso de suplementos à base de feijão-frade na melhoria da aptidão física em idosos

December 15, 2021

ep1218_interiorEste projeto está a avaliar o impacto do uso destes suplementos em conjunto com exercício físico na qualidade de vida dos idosos.


Paula Mota, professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, está a estudar o uso de suplementos à base de feijão-frade na melhoria da aptidão física de idosos da região de Trás-os-Montes.

Esta investigação está inserida no projeto Soil Recovery for Healthy Food and Quality of Life desenvolvido pela UTAD, e que visa desenvolver um suplemento alimentar à base de feijão-frade.

A ideia é verificar de que forma é que a realização de exercício físico com a suplementação de feijão-frade se traduz numa melhoria da aptidão física, quer ao nível da força muscular, quer ao nível da qualidade de vida, em idosos fragilizados, em particular, naqueles que vivem em lares.

Depois do produto estar desenvolvido este vai ser testado em quatro grupos de idosos.

Um grupo de controlo, que não fará qualquer ingestão do suplemento, um grupo que só irá tomar o suplemento com feijão-frade sem exercício físico, e dois grupos que irão realizar exercício físico, um sem suplementação, e outro com este suplemento de feijão-frade.

“Vamos verificar se temos mais ganhos com os idosos com esta administração de suplementação com feijão-frade após a realização de exercício resistido”, reforça.

O feijão-frade foi escolhido não só pelas suas características nutritivas mas também por ser um produto com o qual os idosos que irão participar no estudo já estão familiarizados, visto tratar-se de um alimento comum nas zonas rurais do norte de Portugal.

“Estes idosos estão muito familiarizados com este tipo de alimento e com o seu sabor, o que poderá ser uma mais-valia em termos da aceitação do produto”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CIDESD

Scroll to top