design,
90 seg

Ep. 1222 Bernardo Providência – Projeto Easy Ride está a desenhar o habitáculo dos veículos do futuro

December 21, 2021

ep1222_interiorEste estudo usa design emocional para identificar quais os aspetos mais valorizados pelos utilizadores no habitáculo de um veículo.


Bernardo Providência, professor na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (UM) e investigador no Laboratório de Investigação em Paisagem, Património e Território (Lab2PT), está a desenvolver o projeto Easy Ride, uma iniciativa em parceria com a Bosch, que tem como objetivo identificar as características que melhor se irão adequar aos utilizadores dos veículos do futuro.

O projeto Easy Ride trabalha na área da criação de sistemas inteligentes a pensar naquilo que será o cenário de mobilidade do futuro.

“No futuro já não teremos aquilo que são os carros e a mobilidade tradicional, teremos outro tipo de sistemas. E por isso queremos saber como o futuro utilizador se vai relacionar com este tipo de veículos, com este tipo de artefactos, que nos permitem essa mobilidade”, acrescenta.

Para tal, a equipa de Bernardo Providência está a usar design emocional, uma área multidisciplinar que cruza estratégias da psicologia e da comunicação para criar estímulos em função do utilizador.

“Por exemplo, podemos estar dentro de um habitáculo de um carro e perceber se o retrovisor nos cria uma relação mais positiva com o carro ou menos positiva. Da mesma forma, se calhar quando vamos comprar um carro podemos dizer, eu gosto mais daquele carro, ou detesto aquele carro. Queremos perceber o porquê de isso acontecer”, explica.

Ao fazer esta avaliação o investigador espera conseguir identificar um conjunto de problemas e de mais-valias de interação que poderão ser úteis para valorizar o processo de design dos veículos do futuro.

Desta forma será possível corrigir partes do processo de modo a tornar a relação do utilizador com o veículo mais positiva.

No fundo, o projeto Easy Ride quer conhecer as diferentes emoções que os veículos despertam nos utilizadores para desenhar um habitáculo adaptado às características que os próprios mais valorizam, procurando garantir que os veículos do futuro serão mais confortáveis e esteticamente apetecíveis.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UM

Scroll to top