saúde pública,
90 seg

Ep. 1223 Inês Teixeira – Programa Abem ajudou mais de 6300 portugueses a ter acesso a medicamentos

December 22, 2021

ep1223_interiorDados internacionais revelam que um em cada dez portugueses não compra medicamentos prescritos por dificuldades financeiras.


Inês Teixeira, investigadora no Centro de Estudos de Avaliação em Saúde da Associação Nacional das Farmácias (ANF), avaliou o programa Abem da Associação Dignitude, uma iniciativa que tem como objetivo ajudar pessoas vulneráveis a ter acesso a medicamentos.

A Associação Dignitude criou o programa Abem em maio de 2016 com o objetivo de ajudar pessoas vulneráveis a adquirir medicamentos prescritos.

Este estudo avaliou a ação deste programa desde a sua criação até setembro de 2018. Neste período o programa abem co-financiou a aquisição de mais de 117 mil medicamentos, apoiando 6305 beneficiários em todo o país.

35% destes beneficiários foram idosos e 16% crianças e adolescentes, as duas populações mais vulneráveis em termos de proporção de pobreza e exclusão social em Portugal.

Os dados deste estudo estimaram um impacto substancial na redução da gravidade da pobreza entre os beneficiários, com uma diminuição média de 3,4% na intensidade da pobreza e de 5,6% na sua severidade. Adicionalmente o programa evitou que em média 7,5% dos utilizadores tivessem despesas catastróficas em medicamentos.

Para Inês Teixeira, os resultados do estudo sugerem uma melhoria no acesso desta população aos medicamentos, aproveitando o papel ativo da rede de proximidade dos farmacêuticos para reduzir as privações em saúde.

“Na atual conjuntura em que vivemos consideramos que este tema é ainda mais urgente sendo importante continuar esta investigação, explorando por exemplo impactos nos ganhos em saúde”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | APES

Scroll to top