economia,
90 seg

Ep. 1243 Clara Raposo – Programa PME Líder ajuda empresas a aumentar o seu investimento e a criar mais emprego, diz estudo

January 19, 2022

ep1243_interior_v2O PME Líder é um programa de incentivos criado pelo IPAMEI em 2008 que promove o acesso ao crédito a pequenas e médias empresas.


Clara Raposo, professora catedrática e Presidente do ISEG – Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa, avaliou o desempenho do programa PME Líder ao longo da última década e concluiu que este programa ajudou as empresas a reforçar o seu investimento, a criar mais postos de trabalho e a aumentar o seu volume de vendas e de exportações.

Este estudo contou também com a participação de Diana Bonfim do Banco de Portugal e de Cláudia Custódia do Imperial College de Londres.

O objetivo deste estudo foi analisar o impacto do programa PME Líder no investimento e no emprego criado pelas micro, pequenas e médias empresas.

Este programa confere às empresas que nele participam uma certificação que serve de selo de qualidade e que lhes permite um acesso a financiamento com custos mais baixos. Neste programa o processo de avaliação e de identificação das PME Líder conta com a participação dos bancos envolvidos neste programa e tem também associado uma garantia de Estado.

Os resultados preliminares deste estudo indicam que as empresas PME Líder recorrem mais ao endividamento beneficiando do custo mais baixo de acesso ao crédito, aumentando o seu investimento, o que resultou na criação de mais postos de trabalho, e num aumento de vendas e de exportações.

“Este programa nasceu com o objetivo de apoiar as melhores PMEs num momento em que o país e o mundo atravessavam uma grande crise financeira, e gostaríamos ainda de comparar e de analisar este programa face a outros programas internacionais que talvez sejam menos seletivos no tipo de PMEs às quais se dirigem”, conta.

Este estudo teve também a particularidade de não ter encontrado nenhuma empresa Zombie, ou seja, uma empresa que recorre ao crédito apenas para pagar dívida pré-existente, entre as empresas apoiadas pelo programa PME Líder.

Isto fortalece a ideia de que o acesso ao crédito a baixo custo permitiu que estas empresas reforçassem o investimento nas suas operações de forma a melhorar o seu desempenho no mercado.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ISEG

 

Scroll to top