turismo,
90 seg

Ep. 1253 Carlos Peixeira Marques – Investigação estuda métodos alternativos para avaliar os fluxos turísticos em regiões de baixa densidade

February 02, 2022

ep1253_interiorAs regiões de baixa densidade populacional têm normalmente poucos dados sobre os fluxos turísticos. Este projeto está a estudar métodos alternativos para colmatar esta lacuna de informação.


Carlos Peixeira Marques, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), está a estudar os fluxos turísticos em regiões de baixa densidade usando métodos alternativos como a informação sobre os pagamentos com cartões electrónicos.

Em conjunto com Alexandra Guedes e o Ricardo Bento, investigadores do CETRAD, Carlos Peixeira Marques está a estudar o uso de fontes alternativas de informação para colmatar as dificuldades atuais de obter dados sobre mercados e fluxos turísticos que sejam publicados de uma forma célere e atempada sobre regiões de baixa densidade populacional, onde habitualmente existe uma grande falha de informação turística.

Por exemplo, recentemente este grupo de investigadores usou informação do sistema SIBS que fornece dados sobre o volume de pagamentos com cartões electrónicos efectuados em estabelecimentos de alojamento turístico, permitiu avaliar os fluxos turísticos durante os últimos dois anos assolados pela pandemia de COVID-19.

Estes dados permitiram revelar uma redução nos fluxos turísticos nas cidades de Lisboa e Porto, como seria expectável devido às medidas de contenção da pandemia, enquanto alguns municípios do Douro, da Serra da Estrela e do Alentejo tiveram um aumento considerável da atividade turística em termos de alojamento, em particular nos meses que se seguiram ao levantamento das medidas de confinamento.

Estes dados poderão ser úteis para obter uma informação mais fidedigna dos fluxos turísticos nestas regiões, permitindo assim apoiar as empresas deste setor na tomada de decisão sobre os diferentes tipos de oferta e de público-alvo a quem se podem dirigir.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UTAD

Scroll to top