física,
90 seg

Ep. 1287 André Pereira – Projeto Energy Harvesting desenvolve sistema para colher energia desperdiçada de diferentes fontes e transformá-la em energia elétrica

March 22, 2022

ep1287_interiorA tecnologia desenvolvida neste projeto poderá, por exemplo, ser usada para carregar nano satélites a partir da Terra.


André Pereira, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador no Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica (IFIMUP), está a desenvolver o projeto Energy Harvesting com o objetivo de colher a energia desperdiçada no nosso dia-a-dia e transformá-la em energia elétrica.

O projeto Energy Harvesting, como o próprio nome indica, pretende colher a energia que é desperdiçada no nosso dia-a-dia a partir de diferentes fontes como energia mecânica, energia solar, e energia térmica, e transformá-la em eletricidade.

André Pereira tem vindo a trabalhar na recolha de energia térmica. Atualmente, cerca de 60% da energia que nós utilizamos é dissipada sobre a forma de calor. O investigador pretende recolher esta energia e tranformá-la em energia elétrica.

Nesse sentido, estão a ser fabricados dispositivos com o intuito de recolher essa energia.

Para fabricar estes dipositivos André Pereira está a usar duas abordagens distintas, a primeira baseia-se num processo top-down que visa pegar em materiais macroscópicos e reduzi-los até à nanoescala, e a segunda pretende usar reacções químicas para produzir nanomateriais.

Uma das inovações deste projeto é a possibilidade de utilizar estes dispositivos para fazer carregamentos à distância.

Por exemplo, esta tecnologia podia ser usada em conjunto com um feixe de laser para aquecer uma dada secção de um dispositivo e carregar a sua bateria à distância.

André Pereira está atualmente a colaborar com um projeto que visa desenvolver um método de carregamento de energia para nano satélites em órbitra da Terra.

Desta forma será possível carregar estes satélites a partir do solo sem que seja necessário o lançamento de uma missão espacial para trocar a bateria.

Esta tecnologia poderá também contribuir para a redução da massa destes satélites que, desta forma, não estarão dependentes de painéis fotovoltaicos para o carregar as suas baterias.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCUP

Scroll to top