Este estudo avaliou os custos diretos e indiretos, assim como os impactos ambientais e económicos, de diferentes meios de transporte para a Europa Central.
Tiago Santos, professor no Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC), participa no projeto Short Sea Chain com o objetivo de desenvolver uma ferramenta que permita calcular os diferentes custos associados às cadeias de transporte de carga, com foco no transporte marítimo de curta distância.
Esta ferramenta irá analisar parâmetros como o custo de transporte, o tempo de trânsito, as emissões geradas pelas diferentes cadeias de transporte multimodal, e os custos externos, como o impacto no ambiente, na qualidade do ar, e na saúde da população, associados a estas cadeias.
Até ao momento, os resultados deste projeto indicam que o envio de carga por via marítima para países da Europa Central como a Alemanha, os Países Baixos ou a Bélgica, pode atingir poupanças em termos de emissões e de custos externos de transporte na ordem dos 30 a 40%, quando comparados com o uso de meios de transporte rodoviários a partir de Portugal.
Estas poupanças são atingidas mesmo incluindo o uso de outros meios de transporte para a primeira e a última milha.
“Estas poupanças de emissões e de custos externos são muito significativas e indiciam que o transporte marítimo de curta distância tem de facto um bom potencial a esse nível”, reforça.
O projeto Short Sea Chain é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | CENTEC