agricultura,
90 seg

Ep. 1298 Vicente Sousa – Investigação desenvolve modelos para otimizar a rega de diferentes produções agrícolas

April 06, 2022

ep1298_interiorEstes modelos permitem controlar o uso de água para rega com o objetivo de obter os níveis de produção desejados.


Vicente Sousa, professor no Departamento de Agronomia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no CITAB – Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas, está a desenvolver modelos para otimizar o regadio de culturas como a vinha e o olival, com o objetivo de melhorar a qualidade da produção.

“Trabalho sobretudo na área da hidráulica agrícola e das técnicas de regadio e desde o início da minha carreira que venho estudando as necessidades de água de diversas culturas, assim como diferentes metodologias para chegarmos aos valores pretendidos”, conta.

Recentemente, Vicente Sousa tem vindo a trabalhar com culturas que tradicionalmente não eram regadas, como a vinha, o olival, o castanheiro ou a amendoeira, mas que, hoje em dia, em determinadas circunstâncias podem ser regadas.

Nos seus estudos, Vicente Sousa analisa a relação entre a água, o solo, as plantas e a atmosfera, desenvolvendo modelos complexos que permitem determinar qual a quantidade de água adequada para obter os níveis de produção desejados.

“Por exemplo, na vinha não é indiferente regar uma vinha para ter uva de mesa ou para ter vinho do Porto. O impacto da alimentação hídrica da planta na qualidade da produção é muitíssimo importante”, revela.

O objetivo destes estudos é monitorizar a água, a planta, e o solo, de forma a garantir que a qualidade da produção seja a mais adequada ao fim que esta se destina.  

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CITAB

Scroll to top