psicologia,
90 seg

Ep. 1299 Brígida Caiado – Detetives das Emoções: Intervenção psicológica ajuda crianças a lidar com perturbações emocionais

April 07, 2022

ep1299_interiorEsta intervenção pretende ajudar as crianças a lidar com perturbações de ansiedade e de depressão.


Brígida Caiado, aluna de doutoramento na Universidade de Coimbra (UC), membro do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC) e psicóloga no Centro Hospitalar Tondela Viseu, está a desenvolver uma intervenção psicológica cognitivo-comportamental destinada ao tratamento de perturbações emocionais em crianças dos 6 aos 12 anos.

“O meu projeto de doutoramento tem como objetivo estudar a eficácia para a população portuguesa do programa de protocolo unificado para crianças, chamado Detetives das Emoções, uma intervenção psicológica cognitivo-comportamental destinada ao tratamento transdiagnóstico das perturbações emocionais, ou seja perturbações de ansiedade e perturbações depressivas em crianças dos 6 aos 12 anos”, conta.

Este programa é composto por 15 sessões semanais, decorre em grupo e inclui os pais no tratamento. É uma intervenção transdiagnóstica o que significa que em vez de se focar em diferentes diagnósticos em específico trabalha aquilo que é comum às diferentes perturbações emocionais.

Na primeira fase deste projeto foi realizado um primeiro estudo de fiabilidade que se iniciou em 2019 e que tinha como principal objetivo perceber se este programa seria exequível na população portuguesa.

Os resultados indicaram que este programa é exequível na população portuguesa e que tanto os pais, como as crianças, demonstraram elevados níveis de satisfação com esta intervenção.

Segundo Brígida Caiado, os resultados deste primeiro estudo foram promissores uma vez que houve uma redução significativa ao longo do tempo dos níveis de ansiedade e de depressão, e do impacto dos sintomas associados a estas perturbações na vida das crianças e das suas famílias.

“Estes resultados suportam o avançar para um estudo randomizado e controlado que pretende estudar a eficácia deste programa através da comparação com um grupo de controlo”, revela.

Neste momento, o programa Detetives de Emoções encontra-se numa fase de recrutamento de participantes para a segunda fase deste estudo na região centro do país, mais concretamente em Coimbra, Viseu, Oliveira do Hospital, Aveiro e Ovar.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UC

Scroll to top