ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 1321 Carlos Camponez – Estudantes de jornalismo mostram-se motivados mas apreensivos com o seu futuro profissional

May 09, 2022

ep1321_interiorEste inquérito foi dirigido a estudantes de jornalismo e de ciências da comunicação de universidades e politécnicos de todo o país.


Carlos Camponez, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX (CEIS20), realizou um inquérito que teve como objetivo traçar o perfil dos alunos de jornalismo e de ciências da comunicação em Portugal, e perceber quais as suas motivações.

“Este estudo visou sobretudo perceber quem eram os alunos de jornalismo e de ciências da comunicação, quais as suas motivações, de onde vinham, qual era a sua formação, o que os trazia para a profissão, o que eles pretendiam encontrar nessa mesma profissão, e como é que eles se queriam realizar”, conta.

Entre os resultados deste inquérito, Carlos Camponez destaca o facto de a grande maioria dos alunos se apresentar como altamente motivado.

“Trata-se de jovens altamente motivados que escolheram esta formação por motivos de alguma forma nobres, ou seja, em termos daquilo que eles pensavam que devia ser o jornalismo, e que não vieram para um curso que consideravam fácil de fazer mas, por outro lado, também notámos que eles não têm grandes expectativas sobre a realidade profissional que os espera”, revela.

De uma forma geral os alunos têm noção que a profissão de jornalista, e que a situação dos media em geral não é muito atraente, e que isso poderá ter implicações no seu próprio futuro profissional.

Este inquérito foi realizado junto de 620 alunos de 25 cursos de licenciatura e 13 de mestrado nas áreas do jornalismo e das ciências da comunicação de universidades e politécnicos dos setores público e privado em Portugal.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UC

Scroll to top