sociologia,
90 seg

Ep. 1353 Nuno Dias – Precariedade e contratos informais, estudo traça o perfil do trabalho doméstico em Portugal

June 22, 2022

ep1353_interiorEste estudo consistiu na realização de um inquérito que visou conhecer a realidade do trabalho doméstico em Portugal.


Nuno Dias, investigador no DINÂMIA-CET do ISCTE-IUL, estudou o trabalho doméstico em Portugal, uma profissão caracterizada pela precariedade e pelos contratos informais, maioritariamente exercida por mulheres imigrantes.

“Este projeto é o resultado de uma linha de pesquisa que teve início dentro do DINÂMIA-CET há cerca de 15 anos e que pretendia justamente conhecer a realidade do serviço doméstico. Foi um inquérito pioneiro e que entre outras coisas acabou por se deparar com uma sobrerrepresentação da população imigrante”, revela.

Este estudo olhou especificamente para as populações imigrantes, e para as mulheres imigrantes em particular, dentro do trabalho doméstico com o objetivo de perceber que dinâmicas existem em termos de empregabilidade e de condições de trabalho.

Na primeira fase de mapeamento e de auscultação das trabalhadoras no setor dos cuidados, os resultados revelaram que as trabalhadoras imigrantes sofrem de falta de contratos e de formalidade no seu setor.

Isto tornou-se ainda mais evidente durante a pandemia com uma redução brusca do número de horas, aliada a uma ausência de mecanismos de proteção social, devido à informalidade do setor, que levou a uma diminuição direta da remuneração e da liquidez destas famílias.

Os resultados também demonstraram uma ausência de competências formais em particular na área dos cuidados.

“Entendemos assim que o aumento da formação destas mulheres migrantes poderia ser transformador e central para a mudança das condições de negociação dos contratos”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | DINÂMIA-CET

Scroll to top