bioquímica,
90 seg

Ep. 1362 Margarida Saramago – Investigação descobre moléculas que podem ser usadas no tratamento da COVID-19

July 05, 2022

ep1362_interiorEsta investigação está a estudar o papel das proteínas RNases na replicação viral do SARS-COV-2.


Margarida Saramago, investigadora no Laboratório de Controlo da Expressão Génica do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), está a estudar fármacos que, em ensaios in vitro, mostraram ser eficazes em travar a multiplicação do vírus responsável pela COVID-19.

“Durante o primeiro confinamento tive a ideia de tentar ajudar no combate à COVID-19. Não sabia muito bem como porque no nosso laboratório nunca estudámos vírus no entanto, o SARS-COV-2 é um vírus de RNA que tem duas proteínas (RNases) que controlam os níveis de RNA e que são essenciais para a replicação viral, e como nós somos especialistas em RNA e em RNAses fazia todo o sentido iniciarmos uma linha de investigação associada ao SARS-COV-2”, conta.

Foi então feita uma caracterização bioquímica das duas RNAses associados ao SARS-COV-2 para conhecer melhor o vírus e identificar a melhor estratégia para travar a sua multiplicação.

A partir da informação recolhida foi possível identificar fármacos que mostraram ser eficazes no bloqueio destas duas proteínas, com a vantagem de já terem sido aprovados pela Agência Americana do Medicamento, a FDA, para uso em outras doenças.

“Descobrimos que esses fármacos tinham a capacidade de bloquear a atividade dessas RNAses virais e com a ajuda dos nossos colaboradores virologistas que foram capazes de isolar o SARS-COV-2 em pacientes portugueses, conseguimos verificar que esses mesmos medicamentos também tinham a capacidade de diminuir grandemente a multiplicação viral”, revela.

Finalizados os ensaios in vitro, neste momento a equipa de Margarida Saramago está à procura de apoio por parte de farmacêuticas para dar o passo seguinte e testar a eficácia destes fármacos no tratamento da COVID-19 em ensaios clínicos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UNL | ITQB NOVA

 

Scroll to top