bioquímica,
90 seg

Ep. 1367 Tiago Neto Cordeiro – Projeto HUBS estuda proteínas usadas por vírus e bactérias para suprimir o nosso sistema imunitário

July 12, 2022

ep1367_interiorCompreender como estas proteínas funcionam poderá ser útil no desenvolvimento de novas terapias não só para o tratamento destas infecções, mas também para a regulação da resposta imune.


Tiago Neto Cordeiro, investigador no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), está a desenvolver o projeto HUBS com o objetivo de estudar como certas proteínas produzidas por bactérias e vírus conseguem suprimir o nosso sistema imunitário.

“Imaginem que eram capazes de controlar o destino das vossas células. Parece ficção mas isso é o que fazem certas bactérias e certos vírus que produzem proteínas efetoras que são capazes de interferir com a bioquímica das nossas células e assim controlar o seu destino, suprimindo ou ativando certos processos e assim controlando o seu comportamento celular, e suprimindo a resposta imune”, conta.

Neste contexto, Tiago Neto Cordeiro coordena o projeto HUBS, uma iniciativa financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que visa estudar como certas proteínas efetoras conseguem interagir com proteínas das células hospedeiras e assim controlarem o fluxo de informação e a resposta imune do nosso organismo perante infecções de microorganismos patogénicos.

Para estudar estes processos este laboratório usa ressonância magnética nuclear, uma técnica que permite ter acesso a detalhes atómicos das proteínas patogénicas.

Esta informação será usada para melhor compreender como estas proteínas interagem com as células do hospedeiro de forma a criar um ambiente favorável à infeção.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | ITQB NOVA

Scroll to top