tecnologia,
90 seg

Ep. 1369 Isabel Trancoso – Investigação desenvolve método para detetar de forma segura a identidade de um orador numa gravação de áudio

July 14, 2022

ep1369_interiorO objetivo é identificar a identidade de diferentes oradores numa determinada gravação de forma segura.


Isabel Trancoso, professora no Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora no INESC ID, está a desenvolver um projeto no âmbito do programa CMU Portugal que pretende investigar como detetar de forma segura a identidade de um orador numa gravação de áudio, garantindo a sua privacidade.

“A fala contém imensas pistas sobre o orador não só a sua identidade como o seu género, a sua faixa etária, o seu estado emocional, e sobretudo um sem-número de doenças que podem afetar a fala”, conta.

O processamento da fala cobre uma série de áreas sendo as mais conhecidas o reconhecimento da fala, passar da fala ao texto, sintetizar a fala (passar do texto para a fala), mas também a extração de todas as características que podemos identificar a partir da fala de um orador.

Com o título “Privacidade em diarização do orador: deteção segura de ‘quem fala quando’”, este projeto pretende garantir que a caracterização e a identificação de diferentes oradores num dado ficheiro de áudio possam ser arquivadas de forma segura prevenindo que estes dados sejam usados de forma indevida.

“O facto destes dados poderem ser extraídos implica violações possíveis da privacidade do orador, e implica também que nós possamos conseguir fazer personificações de outro orador e pô-lo a dizer coisas que a pessoa nunca disse, os chamados deep fakes aplicados à fala. Há que desenvolver tecnologias que impeçam todos estes maus usos da fala e é isso que nós propomos com este projeto”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | IST | INESC ID

 

Scroll to top