Os supercomputadores são computadores de grandes dimensões compostos por vários servidores com um grande poder de computação.
João Paulo, investigador no INESC TEC e professor na Universidade do Minho (UM), participa no projeto BigHPC, uma iniciativa que tem como objetivo optimizar a gestão de recursos em computação de alto desempenho.
A computação de alto desempenho usa supercomputadores para processar dados complexos. No entanto, como estes computadores são muito caros e exigem muitos recursos, os mesmos são procurados por muitos utilizadores para diferentes aplicações.
“A partir do momento em que temos muitos utilizadores ao mesmo tempo a usar estes recursos eles estão a competir uns com os outros para ver quem é que consegue obter resultados mais rápidos. Isto é problemático para quem está a gerir um supercomputador porque vai querer que todos os utilizadores tenham a melhor experiência possível”, explica.
O principal objetivo do BigHPC passa assim por resolver este problema desenvolvendo aplicações centradas em inteligência artificial que permitam o acesso a computação de alto desempenho de uma forma mais simples sem alterar o método de trabalho dos utilizadores e garantindo um maior proveito dos recursos dos supercomputadores, não apenas a nível da computação mas também do armazenamento de informação digital.
Este projeto pretende também aumentar a eficiência dos supercomputadores melhorando o acesso aos dados, e desenvolvendo ferramentas de monitorização que permitam perceber o estado do supercomputador em tempo real, para melhor gerir os recursos disponíveis.
Esta ferramenta irá dizer se os recursos estão a ser bem utilizados, quantas aplicações estão a correr ao mesmo tempo, e se os utilizadores estão a ter uma boa experiência.
O projeto BigHPC – A Management Framework for Consolidated Big Data and High-Performance Computing é financiado no âmbito do programa Portugal 2020.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | INESC TEC