economia,
90 seg

Ep. 167 Paula Vicente – Utilização e perceção dos mais velhos face aos telemóveis ajuda comerciais em decisões de marketing

July 12, 2017

ep167_interiorProjeto estuda as perceções e utilizações que os mais velhos dão aos telemóveis com vista a ajudar os comerciais a criar produtos mais adequados à faixa etária​.


Paula Vicente, professora no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Business Research Unit dessa mesma instituição, estuda a utilização e a perceção das pessoas mais velhas face aos telemóveis.

A investigadora começou por tentar identificar as perceções dos indivíduos com mais de 55 anos de idade e, através de uma análise de segmentação, “conseguimos identificar três subgrupos que designámos de ‘ocupados e ativos’, ‘apáticos’ e um outro grupo de ‘sociais e agonísticos’”, revela. Estes grupos diferenciam-se pela valorização que fazem daquilo que é um telemóvel e sua utilização, mas também por alguns atributos socio demográficos.

“Estas conclusões são relevantes porque de facto o telemóvel não é utilizado nem visto da mesma maneira por todos os indivíduos de mais idade”, indica Paula Vicente. Mais do que isso, as conclusões são também relevantes sob uma perspetiva de marketing, já que fornecem informações úteis para os produtores de telemóveis e para os criadores dos pacotes de tarifários. Sendo as perceções, necessidades e utilizações do telemóvel diferentes entre as pessoas que fazem parte desta faixa etária, não será adequado fazer um produto único para elas.

“Quem está do lado da oferta deve ter em conta aquilo que existe do lado da procura para existir, da melhor maneira possível, um melhor encontro entre a oferta e a procura deste tipo de dispositivos e de forma de comunicação”, reforça a investigadora.

Saiba mais sobre a investigadora em: ISCTE | LinkedIn | ResearchGate

Scroll to top