economia,
90 seg

Ep. 716 Ana Vieira – Projeto MEDI-VALUE desenvolve métodos de apoio à toma de decisão na avaliação de tecnologias de saúde

November 04, 2019

ep716_interiorEste projeto está a desenvolver métodos de apoio à tomada de decisão na avaliação de dispositivos médicos.​


Ana Vieira, investigadora no Grupo de Ciências de Decisão do Centro de Estudos de Gestão (CEG) do Instituto Superior Técnico (IST), participa no MEDI-VALUE, um projeto enquadrado na avaliação das tecnologias de saúde, com o objetivo de desenvolver novos métodos para apoiar a tomada de decisão em saúde através do valor relativo das tecnologias.

“Existe uma panóplia gigante de dispositivos médicos e as pessoas contactam com eles quando se deslocam ao Hospital, ou quando vão ao Centro de Saúde, e muitas vezes não sabem o que são. Um dispositivo médico pode ser uma luva, uma seringa ou um dispositivo muito mais complexo como um stent ou as próteses que são utilizadas recorrendo a técnicas cirúrgicas”, conta.

O objetivo do MEDI-VALUE é olhar para todos estes dispositivos de uma forma integrada e conseguir avaliar o seu valor. Para tal é preciso envolver todos os atores que estão no sistema de saúde, os pacientes, os médicos, os enfermeiros e todo o staff de apoio dos hospitais.

Ao reunir as opiniões destes diferentes atores será possível olhar para os diferentes dispositivos e perceber qual o melhor método para medir o seu valor.

Este projeto vai criar novas plataformas online para recolher as preferências dos diferentes atores em relação aos dispositivos médicos.

A ideia é recolher estas preferências de uma forma que permita chegar a um consenso sobre o valor relativo de cada um destes dispositivos médicos.

“Ao mesmo tempo tentamos promover um processo de aprendizagem destes diferentes atores. Queremos que eles não só nos forneçam o seu ponto de vista e os seus valores, mas que também tenham o conhecimento dos valores e das perspetivas das outras pessoas envolvidas neste contexto de avaliação e que possam aprender entre eles”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Google Scholar | IST

Scroll to top