desporto,
90 seg

Ep. 186 João Paulo Vilas-Boas – Laboratório desenvolve sistema para melhorar o desempenho dos surfistas

August 08, 2017

ep186_interiorInspirado no campeão de ondas gigantes, Sebastian Steudtner, este sistema permite avaliar o desempenho de um surfista em tempo-real. Estes dados ajudam os surfistas a aperfeiçoar as suas performances e a conhecer como melhorar a sua relação com a prancha. ​


João Paulo Vilas-Boas, investigador do Laboratório de Biomecânica da Universidade do Porto (LABIOMEP) e professor na Faculdade de Desporto (FADEUP) da mesma universidade, é o porta-voz deste projeto desenvolvido Márcio Borgonovo dos Santos, também ele investigador do LABIOMEP.

“Fomos procurados por um dos grandes campeões de ondas gigantes, o Sebastian Steudtner para o avaliarmos e para dizermos o que pensávamos do surf dele. Começámos por fazer alguma avaliação dele em laboratório e depois fomos fazer avaliação das ondas”, explica.

Para avaliar a performance do Sebastian Steudtner nas ondas gigantes da Nazaré, foi necessário desenvolver tecnologia que englobasse um sistema para avaliação 3D da velocidade da água por baixo da prancha, sistema esse que se encontra neste momento sob processo de patente.

Segundo João Paulo Vilas-Boas, este sistema incluiu também uma mega central inercial com valências de GPS, que lhes permitiu monitorizar o movimento da prancha e do surfista sobre a própria prancha em tempo-real, sincronizado com vídeo. “Podemos ver e perceber o que é que o sujeito faz sobre a prancha e relacionar isso com o resultado visível sobre a onda”, acrescenta.

O LABIOMEP congrega dez das catorze faculdades e três dos institutos de interface da Universidade do Porto e dedica-se à biomecânica, com o objetivo de estudar os sistemas biológicos baseados na mecânica e na física.

Saiba mais sobre o investigador em: ResearchGate | FADEUP | LABIOMEP

Na foto por ordem: Sebastian Steudtner, João Paulo Vilas-Boas, Márcio Borgonovo dos Santos

Scroll to top