desporto,
90 seg

Ep. 1215 Henrique Neiva – Estudo avalia impacto do aquecimento no desempenho do exercício físico

December 10, 2021

ep1215_interiorEste estudo quer conhecer de que forma as tarefas que antecedem a realização do exercício físico afetam o desempenho do atleta.


Henrique Neiva, professor e investigador na Universidade da Beira Interior (UBI) e membro do CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, está a estudar o impacto do aquecimento desportivo na realização do exercício físico quer em competição, como em recreação e lazer.

A ideia é perceber que respostas são conseguidas com a realização de aquecimento e estabelecer uma relação entre essas variáveis fisiológicas e o desempenho na tarefas.

Neste estudo estão a ser avaliadas respostas fisiológicas como a frequência cardíaca, o lactato, a sudação, a secreção de hormonas como a testosterona e o cortisol, o consumo de oxigénio, a temperatura intracorporal, e a temperatura de pele.

“A nossa ideia é tentar estabelecer um padrão e um espetro de zona ideal de ativação destas respostas para conseguir o melhor desempenho da tarefa a seguir. Se conseguirmos isto a nossa ideia no futuro é estabelecer algumas parcerias com o tecido empresarial e desenvolver instrumentos que nos possibilitam medir em tempo real estas respostas”, revela.

Isto irá permitir criar um regime de aquecimento e de treino personalizado para cada atleta de forma a estimular as áreas que mais irão contribuir para uma maior eficiência da tarefa a realizar, aumentando assim o desempenho do exercício e prevenindo o surgimento de lesões.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UBI

Scroll to top