ambiente,
90 seg

Ep. 212 Catarina Eira – Projeto LIFE MARPRO estuda cetáceos e aves marinhas em Portugal

September 13, 2017

ep212_interiorEste estudo pretende saber a distribuição das espécies e a sua abundância no país com o intuito de se apresentar uma proposta de áreas marinhas protegidas.


Catarina Eira é investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) e trabalha no projeto LIFE MARPRO.

A decorrer há quase sete anos, o projeto pretende conseguir dados robustos que permitam a elaboração de uma proposta de áreas marinhas protegidas no âmbito da Rede Natura2000 para cetáceos e aves marinhas. “Para conseguirmos chegar a propor as áreas de proteção para cetáceos e para também aves marinhas, o primeiro passo era conhecer a abundância e como é que se distribuíam essas espécies na costa portuguesa”, explica a investigadora.

Para se saber a distribuição das espécies fez-se um censo detalhado durante vários anos, em que se utilizaram metodologias diversas, sendo uma das mais inovadoras os censos de avião. “Com estes censos foi possível ver que não em todos os anos mas na maior parte dos anos quase a totalidade da população mundial da pardela balear encontra-se na costa portuguesa durante a sua época não reprodutora”, realça Catarina Eira. Além disso, os censos permitiram também verificar que existe uma área em Portugal particularmente importante para o boto, espécie vulnerável a nível nacional e o “cetáceo mais pequeno tanto em tamanho corporal como em número de efetivos”, completa a investigadora.

Entre a zona da Maceda e da praia da Vieira verifica-se a existência um núcleo populacional bastante importante do boto e que também por isso é preciso proteger com maior urgência.

Saiba mais sobre a investigadora em: CESAM | ResearchGate

Scroll to top